Que músico não bateu cabeça atrás de um editor de partituras? Depois de encontrá-lo, quem já não se atrapalhou com o uso desse tipo de software? Na minha jornada pessoal, passei por editores como o Encore, Melody X e Sibellius, até me encontrar no Finale 2006 e suas versões subsequentes.
O Finale, além de prover muitos recursos de editores de partituras convencionais, vem com ferramentas ótimas para o educador musical, através de um controlador de MIDI em USB o aluno pode tocar partituras com a ajuda do software, que indica os erros e acertos guiando assim a prática instrumental. A biblioteca de instrumentos Garritan, que acompanha o software, é bastante rica e, nas mãos certas, pode fazer uma orquestra soar real.
Os únicos ponto negativos são a falta de uma versão em português (até a versão atual); e não possuir um virtual singer (plug in que faz com que o software cante a letra de uma canção), ferramenta muito útil para aqueles que trabalham com arranjos para corais ou composição de música popular.
Existe também uma versão do Finale sendo produzida para iPad, todavia ela só possui a ferramenta para visualizar os arquivos feitos no Finale:
Não podemos esquecer do preço. O Finale 2012 custa, em sua versão mais completa, módicos U$ 600, valor muito além do que os brasileiros, profissionais ou não, têm condições de pagar. Por essa razão, aqui vai o link para você baixar e um tutorial de instalação do Finale 2011 para Windows e Mac OS X:
Tutorial de Instalação para Windows e Mac OS X
- Descompacte o arquivo;
- grave num DVD ou monte a imagem do arquivo (Alcohol 120% ou Daemon Tools) r-mf2011.iso;
- Instale o Finale 2011;
No Windows:
- Copie o arquivo patch_finale_2011.r2.exe da pasta REBELS que está na imagem r-mf2011.iso para a pasta do Finale 2011 que geralmente está no caminho C:\Program Files\Finale 2011 ou C:\Program Files(x86)\Finale 2011;
- Clique com o botão direito sobre o arquivo patch_finale_2011.r2.exe e abrá-o como Administrador e aplique o Patch;
No Mac OS X:
- O Finale 2011 ainda é universal, portanto roda em Macs Intel ou PowerPC;
- Monte a imagem r-mf2011.iso e instale o Finale 2011;
- Copie o arquivo Finale 2011 da pasta REBELS da imagem r-mf2011.iso para a pasta onde o arquivo original está instalado (geralmente /Applications/Finale 2011.app/Contents/MacOS) e o substitua. Para chegar até essa pasta clique com o lado direito (ou com o botão control segurado) sobre o arquivo Finale 2011 (nos Aplicativos do Finder), clique em Mostrar Contéudo do Pacote, abra a pasta Contents/Contents/MacOs
Depois de ter essa maravilha instalada no seu computador, talvez você tenha algumas dúvidas sobre como usar todo o potencial desse software. Para isso, disponibilizo aqui um manual em português para que você extraia o melhor do Finale. O manual é para a versão 2010, todavia o uso na versão 2011 é praticamente idêntico.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida deixe um comentário.