sábado, 28 de janeiro de 2012

iPad e iPhone ganham app para cursos livres das melhores universidades do mundo

Não bastasse lançar uma nova plataforma para publicar livros digitais didáticos, a Apple também aposta em cursos livros das melhores universidades do planeta, tanto que o iTunes U (existente no iOS faz tempo) ganhou um aplicativo especialmente para essa finalidade.


Por meio do iTunes U, o app, os usuários podem se inscrever para receber materiais sobre cursos benquistos na meritocracia educacional mundial. A lista de universidades apoiadoras do aplicativo, com conteúdo nele desde o primeiro momento, é longa e inclui Stanford, Cambridge e Oxford.

Atualmente, estou acompanhando um curso de Produção e Tecnologia Musical pela Open University de Londres e, pelo que pude sentir até agora, o curso é muito completo, cheio de material interativo e de livros (linkados diretamente com o iBooks) que possibilitam que eu crie um ritmo de estudos bem interessante.

E se existe o iCloud, por que não usá-lo para sincronizar as anotações dos estudantes donos de iPads, iPhones e iPods Touch? Essencialmente foi isso o que a Apple fez. Ao ingressar num curso, o iTunes baixa os conteúdos automagicamente para todos os dispositivos. Ao confirmar numa janela, o usuário também ativa a sincronização das notas.

Outro recurso do iOS que a Apple parece tirar bom proveito são as "Push Notifications", notificações que aparecem na tela do aparelho imediatamente assim que um novo conteúdo para o curso é publicado. Assim dá para se manter sempre atualizado sobre aulas novas acrescidas ao programa, entre outras coisas.

O iTunes U é muito, muito útil. Infelizmente, é preciso saber inglês para desfrutar a maioria dos cursos aprovados pela empresa da maçã. Nisso já se reduz bastante a quantidade de pessoas que tirariam proveito do recurso. Ainda assim, as mudanças apresentadas hoje são bem-vindas. Foram mais de 700 milhões de downloads em conteúdos do iTunes U até agora, de acordo com a Apple.

Os professores interessados no iTunes U devem usar o “Course Manager“, gerenciador de curso acessível do navegador. Mais prático, impossível, com exceção de que é preciso ter o Safari instalado na máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não me deixei falar sozinho, digite aqui suas impressões sobre o assunto.