Tenho em mãos o livro de Alex Ross, crítico da revista New Yorker, que faz uma "tentativa" primorosa de criar, em um único livro, toda a tempestuosidade e as contradições da música do século XX.
A aproximação com esse século ainda nos deixa pouco à vontade para dissertar sobre o assunto; todavia Ross consegue, através de uma linguagem moderna, transportar-nos para as conjunturas que criaram as obras mais celebradas do século passado. Inveja, disputas, dinheiro e sexualidade: aspectos da vida humana de compositores como Mahler, Schönberg e até, de forma bem sucinta, Villa-Lobos. Outro aspecto interessante do livro é a abordagem de um assunto tido como elitista e erudito numa linguagem bastante simples, utilizando metáforas atuais e populares.
Recomendo para todo educador musical ou músico que tenha desejo em se aprofundar na história da música do nosso recente e querido século XX - música essa que mostrou contradições e inovações que perseguem o classicismo musical até os dias atuais.

A "simplicidade" com que o autor aborda este tema tão complexo é desconcertante. Só quem sabe do que fala consegue agilizar a comunicação mantendo o importante da mensagem!
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