domingo, 22 de janeiro de 2012

Melhor Projeto de 2011



Como educador musical e admirador do trabalho de Björk, não poderia me furtar de falar um pouco sobre essa incursão maravilhosa com a qual a artista nos presenteou no ano 2011. O trabalho Biophilia, lançado em novembro de 2011, busca criar uma interseção entre Música, Ciência e Tecnologia de uma forma jamais abordada anteriormente.


Primeiramente deve-se ressaltar o fato de que Biophilia veio ao mundo como um aplicativo para iPad, um app-mãe que abriga dez outros aplicativos, um para cada uma das músicas criadas para o projeto. Esses apps vão desde jogos, onde você deve traçar seu próprio caminho por túneis que te levam a recriar a estrutura das partes A, B e C de uma canção, até a assistir animações sobre toda a vida e cor pulsante existente dentro do núcleo de uma célula do corpo humano. Cada um dos aplicativos busca tornar palpável e visível a experiência da interação do homem com a música.
Como a música, a pedagogia dentro desse projeto é palpável. Björk diz: "Iniciei esse projeto libertando a professora de música frustrada que existe em mim, porém fui eu quem acabou aprendendo muito". Biophilia é um álbum, uma suíte de aplicativos para iOS (iPhone/iPad), um show, uma instalação itinerante e um projeto educacional para crianças.

Um projeto de tal magnitude vindo de uma artista que sempre tentou levar sua música de vanguarda aos ouvidos acostumados ao popular, é o que podemos chamar de "previsível" e muito agradável aos ouvidos, olhos e mãos de um educador musical que busca a valorização social da música. 
Recomendo o aplicativo e o disco a todos que estejam abertos ao novo: corais femininos cantando glissandos hipnóticos; sons criados por instrumentos não-convencionais, como um Tesla Coil que toca arpeggios com descargas elétricas e harpas que se movem com a força gravitacional; e por último, e não menos impressionante, a voz de Björk que direciona e costura todas essas estruturas para criar canções de uma linda estranheza.
Todavia as novidades não acabam por aí, quanto ao show, Björk trará a turnê de Biophilia ao Brasil, mais precisamente a São Paulo, no Sonár Festival, no dia 11 de maio de 2012.
Encontro vocês lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não me deixei falar sozinho, digite aqui suas impressões sobre o assunto.