A Orquestra de Instrumentos Reciclados é do Paraguai, cuja a maioria dos integrantes não tem condições financeiras de comprar seus próprios instrumentos, não iria deixar esse pequeno problema atrapalhar sua música; por essa razão, resolveram construí-los. Os membros da orquestra são estudantes do projeto "Sonidos De La Terra", uma organização que se dedica a criar oficinas e escolas de música em áreas menos privilegiadas do Paraguai, onde esses músicos talentosos aprendem as técnicas de construção de instrumentos com material reciclável. Muitos deles deixaram seus trabalhos num aterro sanitário como recolhedores de lixo para se dedicarem a música em tempo integral.
Até agora, 12 mil pessoas aprenderam essa arte única dentro desse projeto e juntos já fizeram cerca de 700 instrumentos. Os músicos participantes da orquestra não ficaram no anominato e já realizaram cerca de 80 apresentações. Em 2008, tocaram para o ex-presidente americano Jimmy Carter e para o ganhador do Prêmio Nobel (ex-presidente da Costa Rica) Oscar Arias. Parece que esses músicos podem criar música de qualquer coisa, até do lixo.

Achei interessante que, além da independência de instrumentos já prontos, o grupo ampliou o espaço educacional, buscando outros ambientes para criar e educar, que seriam diferentes de uma educação mais "clássica". Além disso, ainda criaram um link entre o útil e o inútil, que, nesse mundo onde o valor das coisas importa, chama bem a atenção.
ResponderExcluir