terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Musicophilia (2007), Música e Consciência

Olá a todos.
Através desse, post gostaria de explanar um pouco sobre o blog Projeto Musicophilia e de onde surgiu a inspiração para esse trabalho.

musicofilia
s. f.
Paixão pela música.
(Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=musicofilia)


Musicophilia, na verdade, é o título original do livro de Oliver Sacks do ano de 2007, lançado no Brasil como Alucinações Musicais (Companhia das Letras, 2007). Nem preciso dizer que o título original soa muito melhor (tanto que influenciou minha escolha do nome do blog), além de que o assunto sobre alucinações musicais é apenas uma parte ínfima do livro.

Neste livro, Sacks oferece histórias musicais envolvendo pessoas comuns ou portadoras de distúrbios neuroperceptivos. O que se passa com o cérebro humano ao fazer ou ouvir música? Onde exatamente reside o poder, muitas vezes indomável, que a música exerce sobre nós? Essas são algumas das questões que o autor explora nesta coletânea de casos, mostrando, por exemplo, como a música pode induzir a estados emocionais que de outra maneira seriam ignorados pela mente, ou ainda evocar memórias supostamente perdidas nos meandros do cérebro. O estudo de casos de pessoas com distúrbios neurológicos ou perceptivos ligados à música reitera a crença de Sacks em uma medicina que humaniza o paciente e tenta, junto com a abordagem clínica, integrar as dimensões psicológica, moral e espiritual, tanto das afecções quanto de seu tratamento. Esse livro teve um impacto muito grande sobre mim e sobre as minhas questões sobre a apropriação da linguagem musical e consciência.

A história que abre o livro é uma das mais impressionantes e é aquela que me atira diretamente para a discussão sobre o que é a consciência. Tony Cicoria é um cirurgião que foi atingido por um relâmpago, tendo sofrido alterações de percepção. Ou seja, a partir dessa altura começou a ouvir música dentro da sua cabeça. Não quando queria ou imaginava, mas como ele descreve de forma quase “possuída” e em torrentes, a tal ponto que, apesar de nunca ter estudado música, começou a aprender piano e, ao fim de algum tempo, começou a compor a partir daquilo que ouvia.

Conheci esse livro através do projeto Biophilia, da cantora Björk, que também se inspirou no título original da obra para criar seu ambicioso projeto. Musicophilia, para mim, é um resumo de tudo o que acredito sobre a música dentro da vida e consciência humana, ela alcança e interliga partes do nosso cérebro inalcançáveis de outra forma; daí o caráter mágico/religioso que à ela foi aferido dentro de tantas culturas.

Nesse âmbito, o Projeto Musicophilia tem por objetivo criar uma ponte entre o mundo musical e mundo intrapessoal para cada indivíduo que, porventura, queira se apropriar da linguagem musical para tornar seu mundo interno mais lógico e mágico simultâneamente.

Para aqueles que gostariam de adquirir o livro clique aqui. Para baixar o ebook em PDF (free, hehehe) deixe um comentário.

5 comentários:

  1. Querooooo! Me manda por email, por favor! Cavalcante.alines@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. pode enviar para m4nm4ch1n3 [arroba] gmail [ponto] com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Calorosos Cumprimentos,
    Por favor, quero receber este livro, poderias enviar para o meu email: costa20cb@gmail.com

    OBRIGADO.

    ResponderExcluir

Não me deixei falar sozinho, digite aqui suas impressões sobre o assunto.