sexta-feira, 2 de julho de 2010

Os diferentes âmbitos da Educação Musical e da atuação do educador musical


Compreender a Educação Musical no mundo contemporâneo não é uma tarefa tão simples, ao contrário do que o senso comum aponta. A educação musical não quer dizer apenas ensinar música. Claro que a própria grafia do termo aponta para essa compreensão que não é falsa, porém, muitos aspectos devem ser analisados para que se tenha um entendimento global da Educação Musical. Educar musicalmente um indivíduo, como todo tipo de educação, pode acontecer em vários contextos e, por essa razão, há uma certa complexidade ao discernir o que pode ser considerado campo de atuação específico do educador musical.

A educação musical está estritamente relacionada com a absorção de conhecimentos musicais pelo indivíduo. Pode-se inferir, então, que isso aconteceria em conservatórios, escolas especializadas ou em eventos músico-culturais. Todavia, esse tipo de ensino está diretamente ligado a prática musical; em todo o lugar onde ocorre a prática musical, o indivíduo pode absorver conceitos musicais para utilizá-los como a linguagem que é. Num exemplo simples, uma banda de garagem pode ser considerada como fomentadora da educação musical, os membros dessa banda geralmente praticam por horas as canções que tocam ou que compuseram - isso por si só já é aprender música. Mesmo ampliando tanto os campos em que a educação musical é recorrente, deve-se ressaltar que o processo para ser pleno depende de muitos fatores. Porém, não se pode desconsiderar muitos contextos da aprendizagem musical. Portanto, podemos aumentar consideravelmente os contextos fomentadores da educação musical: conservatórios, projetos culturais, bandas, a própria apreciação musical, a ato de compor e se expressar através da música, a dança, etc.

E então, onde entra o educador musical dentro dessa conjuntura tão diversificada? Como qualquer educador, o professor de música atua como um facilitador do contato entre o indivíduo e os conteúdos musicais, seja criando projetos, se apresentando ou construindo material que possibilita a prática musical, esse educador deve ter como objetivo aproximar seus educandos dessa linguagem tão rica e diversificada.